Na antiga Arábia, um homem com seu camelo atravessava uma terrível tempestade de areia. Quando acabou a ventania, ele viu algo enterrado na areia com uma ponta reluzente para fora. O rapaz puxou o objeto dali e ficou com os olhos arregalados quando viu que era uma lâmpada de ouro enfeitada com diamantes e cristais. Parecia ter sido retirada de um castelo de algum sultão. Ao tentar limpa-la o homem se assustou a o ver que parecia uma fumaça saindo daquele objeto precioso. A lâmpada começou a tremer e, inesperadamente, surgiu uma jovem bela de cabelos negros e longos cheia de joias e anéis de ouro com uma pele lilás.
Era uma magnífica gênia da lâmpada de ouro.
Ela respondeu:
-Saudações meu amo. Meu nome é Gin, serei sua gênia e te darei três desejos, mas reflita bem antes de pedir, pois os seus sonhos podem se tornar seus piores pesadelos.
O homem ficou muito impressionado, pois achava que os gênios não passavam de lendas das Mil e Uma Noites. Ansioso para saber se era real ou se estava delirando pelo excesso de calor, ele disse a ela sem pensar muito que seu maior desejo era ser sultão.
Ela ficou chocada com a ganância daquele sujeito, mas os gênios não podiam questionar os desejos de seus mestres, então no horizonte, não muito distante de onde eles estavam, surgiu um enorme castelo. E quando o rapaz olhou para si, percebeu que sua roupa tinha mudado.
Ele ficou tão feliz que ordenou um banquete. Viu a mesa repleta de iguarias, mas ele era tão ingrato que reclamou que a comida não era suficiente. Assim, naquela noite, ele percebeu que ainda não estava satisfeito com seu pedido, pois com tanto espaço no palácio, ele se sentia sozinho.
Então resolveu fazer um pedido para Gin. Ele desejou ter uma mulher bela e rica como sua esposa. Então o desejo foi concedido e imediatamente uma bela mulher com várias joias apareceu em sua frente. Ele se encantou com ela na mesma hora. Com passar dos meses, a mulher percebeu que o seu marido não a respeitava. Ele gritava quando ela não obedecia suas absurdas ordens, como falar somente com ele, com mais ninguém.
Cansada disso, a princesa fugiu naquela noite, deixando aquele arrogante homem sozinho de novo. A gênia estava cansada daquela arrogância e resolveu fazer um plano para castigá-lo.
Num dia, o sultão, furioso, estava sentado em seu trono, pensando qual seria seu desejo final. Ele esfregou a lâmpada e a gênia apareceu, perguntando qual seria seu pedido. Ele pediu mais ouro. A gênia, que já esperava que ele escolhesse algo desse tipo, logo respondeu que isso não o deixaria ainda mais poderoso, afinal ele já era rico e famoso. Então ele perguntou o que ela sugeria.
Ela disse:
– Se você realmente quer ter mais poder, seria inteligente pedir algo que não está ao alcance de nenhum ser mortal. Algo realmente original.
O homem, pensativo, não conseguiu entender o que ela estava querendo dizer.
– Como assim?
– Simples: Você nunca pensou como ser um... gênio?
– Um gênio? Como você? Qual a vantagem disso?
– Veja, dentro de uma lâmpada você não precisa de um corpo. Não se sente cansado, com sono e o melhor de tudo: você fica imortal, nunca vai envelhecer, até a morte.
Logo o sultão se interessou por aquelas palavras, pois o seu medo de envelhecer era uma tortura para ele.
– E a coisa mais incrível de tudo isso é quando alguém retira você da lâmpada, não só é bom para os humanos, é também muito benéfico para você, pois pode usar os poderes para realizar seus próprios grandes sonhos.
O homem ficou muito espantado com essas informações, pois jamais havia imaginado como era ótimo ser gênio. Então, na mesma hora aceitou a proposta.
E obedecendo ao seu desejo, Gin o transformou em um gênio. Ele percebeu que estava dentro da lâmpada, e logo viu que era mentira dela: ali era escuro e frio.
Então, a gênia ficou morando no palácio e escondeu a lâmpada em uma caverna sombria e distante.
Os anos se passaram e Gin continuou com seus poderes, seguindo a sua missão de transformar pessoas muito gananciosas em gênios.
Alguns falam que ela guarda seus prisioneiros em uma caverna cheia de lâmpadas e tesouros. Foi assim que surgiu a Caverna dos Gênios.