Nesta história um jovem artista viaja para o mundo das artes em busca de inspirações para criar sua primeira obra.
Eliot, um rapaz de 24 anos, estatura média, cabelos ruivos espetados, sardas, com heterocromia, e andava sempre com camisetas Tie Dye
Eliot sonhava ser um grande artista, e sabia que para isso precisaria ter uma perfeita inspiração. Desde que começou seu trabalho, fez muitas artes, mas nenhuma o impressionou. Certa noite Eliot estava exausto de tanto pintar e buscar ideias que surpreendesse e acabou dormindo em seu ateliê.
De repente tudo começou a tremer e as tintas das bisnagas começaram a sair inundando a sala, os pinceis e os quadros começaram a flutuar como na história de Peter Pan, Eliot não sabia o que estava acontecendo era muito confuso, no entanto aquilo continuou e apenas observava os seus materiais fazendo um redemoinho, quando se deu conta, estava dentro desse espiral de tinta e tudo rodando. Quando tudo parou, o rapaz viu que estava numa sala antiga cheia de pinturas, cavaletes e tintas e um homem de costas pintando uma mulher. Ao se aproximar reconheceu a obra e disse:
- Você está fazendo uma réplica da Mona Lisa?
- Do que está falando rapaz!
Nisso o jovem ficou de boca aberta ao perceber que era Leonardo da Vinci.
- Aí meus deuses, Leonardo da Vinci em carne e osso?!
- Como sabe meu nome, e como entrou aqui?
- Meu nome é Eliot, e ouço falar de você desde criança, e essa é a obra mais famosa de todo ocidente.
- Meu jovem, não sei do que está falando, mas este nome... É bem interessante para nomear minha obra. Afinal, quem é você e o que faz aqui?
- Como eu tinha dito, me chamo Eliot sou um artista igual a você, busco uma inspiração perfeita, mas não encontro nada.
- Meu caro Eliot lembre-se: “A beleza perece na vida, mas é imortal na arte”.
E num piscar de olhos, viu que estava em outro lugar. Estava cheio de quadros feitos com tinta óleo e cores vivas, e naquele momento não só reconheceu as artes e a mulher de cabelo escuro acabando de assinar seu nome.
- Tarsila do Amaral!!
A artista se assustou ao ouvir aquela voz alta.
- Jesus garoto, quer que eu infarte?! E como raios entrou aqui?
- Me perdoe por ter te assustado, meu nome é Eliot, eu ouvi falar muito de você aos 16 anos. Sempre sonhei conhecer a senhora pessoalmente, sou um artista em busca de uma grande inspiração.
- Meu caro Eliot o que eu posso dizer é que “Eu invento tudo na minha pintura. E o que eu vi ou senti, eu estilizo”.
Num piscar de olhos novamente, Eliot estava em outro lugar,mas com pinturas diferentes, com cores fortes e vibrantes que retratavam muito sofrimento.
Ao olhar em volta, viu que o local estava decorado com caveiras coloridas, bandeiras personalizadas na porta
- Caveiras coloridas? Bandeiras personalizadas? Só posso estar no México e próximo do dia De Los Muertos. Se estou no México, esta casa dever pertencer a...
De repente o jovem artista vê uma mulher chorando enquanto pintava, e foi aí que a reconheceu.
- Frida Kahlo!!!
- Quem é você rapaz e como entrou na minha casa?
- Eu sou Eliot, um amante da arte, estou emocionado em conhecê-la. Vou contar como cheguei aqui, mas acho que você não vai acreditar. Eu venho do futuro do ano de 2022 e busco uma grande inspiração para ser um grande artista, será que poderia me ajudar?
- Eliot o que eu posso dizer: “Apaixone-se por você. Pela vida. Depois, por quem você quiser. Eu sou minha única musa, o assunto que conheço melhor”.
E neste exato momento, o artista acordou de volta ao seu ateliê e ao lembrar de sua bizarra experiência, sentou-se em frente de seu cavalete. Ao olhar a tela branca começou a registrar sua grande inspiração.
Passaram-se 6 anos e sua arte foi reconhecida mundialmente. Certo dia, Eliot recebeu um convite para expor suas obras no Museu do Olho em Curitiba no Paraná.
Naquele dia todos da cidade vieram apreciar sua exposição, e ele ficou orgulhoso consigo mesmo e neste momento uma garotinha se aproximou dele:
- Você é o Eliot o grande artista do Rio de Janeiro, e responsável por essas magnificas artes?
- Olá garotinha, sou eu mesmo, fico feliz que goste da minha arte.
- Quando crescer quero ser artista como você, mas qual é o segredo desse grande sucesso?
- Pequenina, antes de fazer minha grande inspiração conheci grandes artistas, mas uma me chamou mais atenção e ela me disse: “NÃO SE IMPORTE COM A PERFEIÇÃO, POIS ELA NÃO EXISTE NA ARTE. A VERDADEIRA PERFEIÇÃO É VOCÊ”. – Júlia Malc Barbosa. Ouviu falar sobre esta jovem artista?
Júlia esta história retrata muito a sua caminhada enquanto artista. Orgulho sempre de vc minha grande escritora e artista!!! A perfeição é VOCÊ! 💛💙
ResponderExcluir